SMTT vai intensificar as ações educativas sobre o uso do cinto de segurança.
Usar o cinto de segurança no banco da frente dos carros não é um hábito de boa parte dos Itabaianenses, já no banco de trás, raramente um passageiro costuma afivelar o sistema que protege contra impactos durante um acidente ou até mesmo uma freada brusca. Pensando nessa triste realidade de nosso trânsito, a SMTT de Itabaiana vai novamente intensificar as ações educativas, para que seja fomentada uma efetiva mudança cultural e assim tenhamos um real aumento dos bons hábitos em consonância com o CTB.
Em uma colisão a 50 quilômetros por hora, o impacto contra o pára-brisas do motorista ou do passageiro que estiver sem o cinto de segurança equivale a uma queda do terceiro andar de um prédio. Por esse e outros dados, o cinto de segurança foi considerado uma das 100 melhores invenções do século XX. Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 65, diz: “É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional”. Diante desses dados e por força de lei nacional, a SMTT irá intensificar a campanha de conscientização do uso do cinto de segurança, sob o slogan “Respeite a VIDA, use o cinto de segurança".
"Apesar de alguns condutores resistirem ao uso do cinto, alegando falta de costume ou andarem em baixa velocidade, é preciso lembrar que o mesmo condutor pode ser colidido por outro veículo em alta velocidade, o que causaria danos de grandes proporções, ou até mesmo o óbito”, alerta o secretário municipal de Trânsito e Transporte , José Luiz Santiago de Mendonça. A retomada da campanha específica sobre a importância do uso do cinto de segurança terá início agora no final de Julho e com prazo indeterminado de finalizar. Mobilizaremos diversos funcionários municipais na conscientização das pessoas, com a distribuição de folhetos explicativos nos bairros, centro, comércio, fábricas, supermercados e universidades.
Igor Dantas - Psicólogo de Trânsito SMTT Itabaiana - CRP19/0752