Sinalização das Rotatórias
A SMTT de Itabaiana, atendendo à um anseio da população, realizou a instalação das placas de preferência nas seguintes rotatórias: Praça Chiara Lubich (Av. Rinaldo Mota Santos com Av. Maria José Santos); Rotatória da Igreja de Santa Clara (Av. Construtor Manoel Cosme dos Santos com Av. Maria José Santos); Praça Zilda Arns (Av. Construtor Manoel Cosme dos Santos com Av. João Pereira de Andrade, Avenida José Aélio de oliveira e Avenida para a Praça Oscar Niemyer); Praça Villa Lobos ( Avenida José Aélio de oliveira com Avenida Padre Francisco da Silva Lobo).
Prioridade ou Preferência de Trânsito?
É bastante comum confundir os dois conceitos, mas existem diferenças entre a prioridade e a preferência de trânsito e é fundamental conhecê-las para assegurar um fluxo adequado do tráfego.
Pode parecer irrelevante, mas o motorista e o pedestre que não sabem como agir em determinada situação prejudicam a sua segurança, assim como a das demais pessoas que compartilham esse espaço.
Na língua portuguesa, preferência e prioridade podem até ser sinônimos, mas, de acordo com o CTB, a distinção entre os termos e suas aplicações é bem clara.
A preferência de trânsito é responsável por definir quem deverá avançar primeiro e quem deverá aguardar.
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.
No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita. Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. O Superintendente da SMTT de Itabaiana, Gleison Parente, lembra que a regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza no trânsito para resolver o impasse.
"Temos as leis para gerir a circulação do trânsito, mas nem todas as situações podem ser resolvidas somente pela regra. Cabe ao motorista ser gentil e ceder a passagem para aquele que estiver à sua direita. Assim que o primeiro veículo entrar na rotatória a regra já poderá ser aplicada, conforme determina o CTB", explica o Superintendente.
Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa.